através
Começo aqui pelo que não sou. E a verdade é que não sou psicóloga. Isto é, meus diplomas vêm de outras áreas. Tampouco sou um amontoado de diplomas. Venho sendo. Talvez o melhor seja dizer que venho sendo continuamente um corpo, afetos e movimento. Agora mesmo no ato de escrever, através do gesto. Com isso, e através de palavras, apresento um pequeno retrato de uma trajetória, constante devir, eterna impermanência, habitar, perseverar e compartilhar o existir.
Sou poeta de nascença, pedagoga por contingência e psicanalista porque esse é meu desejo. Nasci em Apucarana, no Paraná, em 1977. Sou mãe de filha única desde 2012. Também fiz mestrado em Tecnologia Educacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e uma série de outras formações acadêmicas. Fui professora de educação infantil durante alguns anos. Pratico Yoga há muito tempo e tenho a formação em Kundalini Yoga pelo Instituto Nanak.
Há 12 anos, facilito vivências utilizando labirintos unicursais e sou co-fundadora da Casa Labirinto. Escrevi e publiquei o livro “Meu Caminho Rumo ao Centro: poesia ilustrada para brincar com labirintos”, com ilustrações de Juliana Burigo. Meu percurso inclui ainda a pesquisa e a prática em desescolarização e a contínua participação em grupos de pesquisa em arte, educação, filosofia e psicanálise. Já fiz o Percurso do Psicanalista da ALCEP – ALCEP | Associação Livre Centro de Estudos em Psicanálise e a formação em Psicanálise pelo IIP – Instituto Internacional de Psicanálise. Atendo como psicanalista desde agosto de 2022.
Pedagogia
Já fui professora de Educação Infantil, trabalhei na capacitação de professores com tecnologias educacionais e ajudei a desenvolver produtos e metodologia na empresa educacional conhecida como Casa Labirinto. As minhas ações neste campo sempre são norteadas por um desejo de contribuir para que os processos de aprendizagem sejam vivos, dinâmicos e respeitosos, pois acredito muito na importância do brincar e na singularidade de cada contexto onde as condições para o aprender podem ser co-criadas. Sabemos que aprendemos o tempo todo, dentro ou fora das instituições, e que a aprendizagem é multifatorial. Difícil mesmo é desaprender, é mudar. Pedagogia, para mim, tem a ver com esse pulsar de relações de relações (fazendo alusão ao criador da biologia do conhecer chamado Humberto Maturana). Ao longo da minha jornada, assim que nasceu minha filha, experimentei um processo muito especial chamado desescolarização, e isso, de certa forma, me deu a psicanálise.
Se você chegou aqui com alguma questão sobre seu trabalho como professor/a, ou, como mãe/pai, com alguma questão sobre uma criança ou adolescente, precisa de consultoria pedagógica e sente que posso ajudar, entre em contato para uma conversa.
Há muitos anos pratico yoga em diferentes modalidades em conformidade com os diferentes movimentos da vida. Sou instrutora de kundalini yoga e posso elaborar aulas como uma terapia complementar ao processo analítico de pessoas que eu esteja atendendo. No divã você fala, nas aulas de yoga você cala, respira e mergulha em outra forma de perceber e superar seus condicionamentos. Ao realizar uma prática você prepara seu corpo para a experiência da meditação.